segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MUSCULAÇÃO PODE RESOLVER DORES NO PESCOÇO

G1 - Ciência e Saúde/ Online - Musculação - 16/01/2008


Exercícios de força ajudam a tratar dores crônicas. Mulheres sofrem mais com o problema do que os homens.

As dores musculares são um dos flagelos da modernidade. Horas sentados em cadeiras inadequadas, longos períodos de trabalho ao computador e posturas incorretas quando o trabalho é mais pesado levam milhões ao absenteísmo e aos consultórios médicos. Mais da metade dos adultos nos países desenvolvidos desenvolveu um episódio de dor nas costas ou pescoço nos últimos 6 meses.
O impacto econômico das dores crônicas nas costas e especialmente na região do pescoço é estimado em 1% do produto interno bruto dos Estados Unidos e da Europa. Uma das observações dos grupos que estudam as doenças do trabalho mostra as mulheres sofrendo mais do que os homens de dores crônicas no pescoço.
Um time de pesquisadores dinamarqueses resolveu estudar o efeito do treinamento físico sobre os quadros dolorosos do pescoço. A atividade física é tida como um dos tratamentos disponíveis para cervicalgia.
Porém qual o melhor método? Exercícios de força (musculação) ou condicionamento físico tradicional.
Foram mais de 170 mulheres inscritas na pesquisa, distribuídas em três grupos que seguiram uma das estratégias de tratamento: treinamento específico de força (musculação), Condicionamento físico tradicional ou aconselhamento médico. As sessões se repetiam 3 vezes por semana durante 10 semanas.
Os participantes classificavam a dor que sentiam em uma escala visual de 1 a 100, além de quantificar a dor como um todo também era avaliada aquela considerada a pior.
Os resultados mostraram que o grupo de treinamento de força trouxe um alívio maior às dores no pescoço do que os outros métodos de treinamento. A melhora foi estatisticamente significativa com queda de 50% na pior dor sentida e no quadro de dor em geral.
O trabalho cientifico e seus resultados está publicado na última edição da revista "Arthritis Care and Research".
Po Luis Fernando Correia (médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN)




Nenhum comentário: