segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

FORTALECIMENTO ATUA NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO JOELHO OU MELHORAR A RECUPERAÇÃO DE CIRURGIAS

O joelho é uma das articulações que mais sofre lesões, pois além da sobrecarga do peso corporal está suscetível a grandes impactos.
Muitos atletas sofrem graves lesões nos joelhos, devidos a traumas e estresses causados por atividades muito intensas, repetitivas, com muito impacto, etc.
Assim como muitos sedentários também podem vir a ter alguma lesão, decorrente do excesso de peso e da fraqueza muscular, deixando a articulação suscetível a traumas e sobrecargas.
Em ambos os casos, é necessário o fortalecimento muscular e o equilíbrio entre a força e a flexibilidade. O fortalecimento dos músculos é importante para dar um suporte às articulações, evitando que estas sejam sobrecarregadas e a flexibilidade permite maior amplitude de movimento.
Exercícios para o quadríceps (músculos anteriores da coxa), isquio-tibiais (músculos posteriores da coxa), adutores (músculos da parte interna da coxa) e glúteos (músculos da parte lateral da coxa e quadril) são, em geral, utilizados para melhorar a função do joelho na prevenção e na reabilitação de lesões.
Um novo estudo mostra que, também na recuperação de cirurgias no joelho, o fortalecimento muscular é fundamental:
Pesquisadores analisaram recuperação após substituição do joelho. Resultados saíram no periódico Arthritis Care and Research.
Um novo estudo sugere que um programa cuidadosamente focado de fortalecimento muscular pode fazer uma importante diferença em como os pacientes se recuperam de uma cirurgia de substituição de joelho.
Pacientes que se submeteram a seis semanas de fortalecimento muscular progressivo focado no quadríceps se saíram muito melhor que pacientes que receberam o tratamento convencional.
De acordo com o estudo, quase 500 mil substituições de joelho são realizadas anualmente nos Estados Unidos. Enquanto os procedimentos reduzem a dor e devolvem grande parte da mobilidade, os pacientes muitas vezes relatam que ainda enfrentam problemas com movimentos como andar e escalar.
Para o estudo, mais de 200 pacientes foram divididos em três grupos e receberam diferentes tratamentos por cerca de quatro semanas após a cirurgia.
Um grupo recebeu tratamento convencional, incluindo reabilitação interna e fisioterapia. Outro recebeu o fortalecimento de quadríceps. O terceiro recebeu o fortalecimento de quadríceps, combinado com estímulos elétricos para contrair os músculos.
Enquanto os estímulos elétricos não pareceram fazer diferença, disseram os pesquisadores, o fortalecimento muscular aparentemente trouxe os pacientes de volta a um nível de funcionamento quase normal para sua idade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola marcela tudo bem?Nossa descubri seu blog atravez da comu do orkut. Antes de tudo quero te dar os parabens pela informaçoes q vc dar aqui.
Gostaria de tirar umas duvidas. Eu estou gravida de 4 meses, sempre fiz ginastica, musculaçao,e localizada.E me alimentava super bem. E desde q engravidei nao fiz mais exercicio pq o comeco de minha gravidez passei muito mal com enjoos vomitos etc.Dai emagreci 3k nao tinha força p nada. Dai o medico agora ja me liberou p os exercicios mas gostaria de perguntar o q vc me aconselha afazer ja q estou ha alguns meses parada.Pq ainda me sinto um pouco fraca porem com mais energia q antes os enjoos ja desapareceram.Estava pensando em começar com caminhadas, mas tambem gostaria de voltar com a musculaçao. Gostaria q vc me aconselhasse sobre localizada(musculaçao) em casa pq tenho praticamente uma academia montada em casa.Mas confesso q agora tenho um pouco de medo devido a gravidez.Ahhh tenho 1.58 altura e antes da gravidez tava com 60k. Desde ja muito obrigada. e mais uma vez obrigada.Se vc nao se importar vou te linkar
Te deixo aqui meu link
http://liza-bellaysaludable.blogspot.com/

Beijinhos.

LaísMedeiros disse...

Olá!
Descobri seu blog através do blog da SMAM, gostei muito! As informações realmente são mt boas! Tenho um blog tb, onde compartilho os meus treinos, minha alimentação, enfim ... artigos de musculação, beleza e estética..
Beijos!=*

Unknown disse...

Muito legal o texto.. parabéns.
Estou pesquisando sobre esse tema e gostaria de saber as referências que você usou.
Obrigada

Marcela Buchalla disse...

olá meninas, agradeço os comentários e o acompanhamento de vcs. Estive fora por um tempo, mas agora retornando ao blog e atualizando os artigos, além de dar uma cara nova ao blog.
Espero que gostem e que possamos trocar mais informações.
Peço que para casos específicos e perguntas mais detalhadas, enviem-me por email para marcela140582@hotmail.com pois acredito que a comunicação possa ser mais eficiente. Obrigada!