segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SAÚDE E BEM-ESTAR PARA A MAMÃE E O BEBÊ!

Atividade Física na gravidez

Atualmente a conscientização sobre saúde aumentou consideravelmente e muitas pessoas se preocupam em manter-se ativas e sadias.


Apesar disso, ainda pouquíssimas gestantes procuram fazer uma atividade física... E na verdade muitas não têm o conhecimento da influência da atividade física na gestação ou no pós-parto. A maioria que procura, ainda tem em mente apenas objetivos estéticos como não engordar tanto, etc...


A atividade física ajuda na formação de uma imagem corporal positiva e proporciona melhora na auto-estima e na qualidade de vida. Além destes benefícios, evita o ganho excessivo de peso, reduz o estresse cardiovascular, estimula a boa postura, previne a diabete gestacional e auxilia no trabalho de parto.




Durante a gestação, a atividade física não visa objetivo estético ou performance, e sim:




Adaptar o corpo às mudanças estruturais próprias da gestação;


Proporcionar relaxamento, bem-estar e saúde;


Fortalecer a musculatura mais solicitada durante a gravidez e no parto;


Melhora da circulação;


Mais disposição e auto-estima;


Alívio de dores lombares e cansaço nas pernas, etc...


Melhorar o condicionamento físico e a respiração;


Diminuir as tensões e a ansiedade;


Fazer com que a recuperação do corpo no pós-parto seja muito melhor e mais rápida.




É importante esperar a liberação médica (geralmente após a 12a. semana, pois antes disso o feto está em formação e fixando-se, mas em alguns casos pode ser até antes) e ter um profissional de Educação Física capacitado para orientar a gestante durante a atividade, mas com certeza os benefícios são inúmeros.


E já é comprovado que filhos de mamães ativas são mais saudáveis e muito mais propensos a fazer atividade física!




Veja só a pesquisa que saiu em 16/04/2088 no MB Press:


"Fazer exercícios físicos regulares durante o período da gravidez pode trazer benefícios muito maiores aos filhos do que as mães. Além de ajudar no bem-estar da mulher, as atividades melhoram a saúde vascular dos bebês, aponta um estudo apresentado durante o congresso anual da Sociedade Americana de Fisiologia.
Os pesquisadores mediram a freqüência cardíaca e suas variações de bebês entre 28 e 36 semanas de gestação, de mães que praticam exercícios leves freqüentes ao menos três vezes por semana.
Os exames confirmaram a tese e apontou que fetos expostos a atividades físicas têm batimentos cardíacos menores em relação aos de mães que não praticam exercícios físicos regularmente."



Para quem já faz atividades físicas e engravidou ou está pensando em engravidar, muito provavelmente você poderá sim manter-se ativa durante a gravidez. Quem nunca fez, ou está a muito tempo parada, também pode começar. Mas sempre após a liberação do médico e com acompanhamento de um professor capacitado para o acompanhamento da gestante.




Com certeza é necessário e indispensável adapatar a aula às necessidades individuais nesse período. A intensidade da aula deve ser mais baixa para que não comprometa o feto, e também muitos exercícios devem ser adaptados, no decorrer da gestação, por motivos posturais.
Há restrição em algumas posições (decúbito ventral) ou determinados execicios (que tenham sobrecarga na coluna, favoreça hiperlordose, etc).


Os exercícios que influenciam no parto são os que trabalham o fortalecimento e a resistência, principalmente de músculos adutores, lombares, abdominais, e outros. Além do trabalho de respiração.


A frequência cardíaca (FC) e a pressão arterial devem ser monitoradas.


Em média, a FC não deve subir além de 140bpm, e deve-se evitar que a temperatura corporal da mãe suba muito. A temperatura do feto é sempre mais alta e se a da mãe subir demais, pode ocorrer o sofrimento fetal.


A recomendação é de 40 minutos a 1 hora, 3 vezes por semana.




Atenção: Exercícios p/ gestante estão bem longe de “promover atletas”, muita gente tem medo pois não se considera “apta” p/ malhar, medo de não agüentar, de ser intenso, pesado, etc... Precisamos mudar essa mentalidade, os exercícios só vêm a favorecer.




Infelizmente, quando há gravidez de risco é proibida qualquer atividade física, qualquer mínimo esforço já deve ser evitado. Nesse caso, relaxamento, meditação e exercícios de respiração, ajudam a controlar a ansiedade e ficar mais tranqüila.




Converse com seu médico e com seu professor e proporcione mais saúde e bem-estar a você e seu bebê!

Nenhum comentário: