segunda-feira, 8 de setembro de 2008

APRENDA A LIDAR COM A TPM E VIVA MELHOR!

Ansiedade, irritabilidade, agressividade: estas são apenas algumas das características de uma mulher em plena crise de TPM (tensão pré-menstrual).
Diferente do que muita gente pensa, a TPM não é uma "frescura" do sexo feminino. Pelo contrário: ela pode ser considerada, segundo o médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia Eliezer Berenstein, uma doença - mais especificamente, uma síndrome. "Ela se encaixa nos catálogos internacionais de doença, mas tem características de síndrome, porque apresenta sintomas: cerca de 150", explica.
Durante esse período, o convívio se torna mais complicado e, de certa forma, delicado. Os hormônios da mulher ficam à flor da pele e um surto de histeria ou de lágrimas pode acontecer a qualquer momento. "A mulher fica muito mais sensível do que o normal e a sua reação depende do tipo de TPM que tem", complementa Berenstein.
OS TIPOS DE TPM:
Existem diferentes tipos e sintomas de TPM. Cada mulher que tem a síndrome se enquadra em um ou mais deles.
Tipo A: Predominam sintomas de ansiedade, irritabilidade, agressividade, tensão nervosa, hostilidade;
Tipo D: Predominam sintomas de depressão, desânimo, desinteresse, perda de produtividade, esquecimento, choro imotivado, insônia, perda de interesse pelas atividades, desorientação, pensamento suicida;
Tipo C: Predominam sintomas de compulsão por doces, aumento do apetite, dores de cabeça, palpitação, cansaço, tonturas;
Tipo H: Predominam sintomas de retenção de líquido, aumento de peso, inchaço das mamas, mãos, pés, e abdome.
Independente do tipo, o fato é que a TPM interfere no dia-a-dia da mulher e de quem mais estiver à sua volta - marido, família, etc, chegando até ao ambiente de trabalho. Muitas perdem a determinação pelas atividades, não conseguem cumprir os prazos e chegam a ter problemas de absenteísmo e presenteísmo. Outras acabam se irritando com mais facilidade, têm crises nervosas, ficam mais ativas e pressionam mais os subordinados.
DICAS PARA TODOS OS TIPOS DE TPM:
Faça exercícios físicos: Atividade física é uma excelente opção, pois reduz a tensão, diminui a depressão e aumenta a auto-estima, melhora o estado psíquico, o humor e o nível de tolerância à dor, em parte, devido à liberação de hormônios, as endorfinas, que trazem uma sensação de prazer e bem-estar.
O esforço ajuda de duas formas: ativa a produção da serotonina, substância que provoca sono e ajuda a tirar a dor;
e melhora a circulação sanguínea, facilitando o retorno do sangue nos músculos contraídos e diminuindo o inchaço nesse período.
Beba bastante água: A água é fundamental para o funcionamento geral do organismo, pois ajuda a prevenir a retenção de líquidos, facilita a eliminação de toxinas e diminui a fadiga. Deixe uma garrafa de água na mesa do escritório, no carro, na bolsa...
Coma frutas: No mínimo três porções ao dia, todos os dias. Pode ser na sobremesa ou nos lanches entre as refeições.
Coma vegetais: No almoço e no jantar, coma vegetais crus e cozidos.
Invista nos carboidratos complexos, prefira os cereais integrais.
Maneire nas gorduras animais e aposte nas gorduras boas (nozes, peixes, abacate, canola).
Até chocolate: Biscoitos integrais, nozes, barras de cereais e até um pouquinho de chocolate amargo de vez em quando.
Aveia: Inclua na sua dieta mais aveia, linhaça e iogurte.
Dica: Se você costuma ganhar aqueles dois quilinhos no final de semana ou tem muita vontade de doce no fim do dia, está faltando carboidrato.
Magnésio: Mineral que atua em conjunto com o cálcio, ajudando a relaxar a musculatura e a diminuir o inchaço e a vontade de comer doce.
Principal fonte: figo, aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas. Também valem: tofu, germem de trigo, caju, feijões, cereais integrais, chocolate amargo.
Dica: Grandes vontades de chocolate podem ser deficiência de magnésio!
O que fazer de 10 a 15 dias antes da menstruação:Diminua gorduras animais, frituras, álcool, sal, açúcar e doces e bebidas com cafeína (café, chá preto e mate, refrigerantes à base de cola, guaraná).
Aumente ainda mais a quantidade de água. Tente ingerir pelo menos três ou quatro copos a mais do que aqueles que costuma beber.

Terapias alternativas para as crises:
A acupuntura é uma das terapias alternativas utilizadas que substituem as drogas e evitam os efeitos colaterais no organismo. A técnica é eficaz no aumento da diurese, das dores e cólicas, e na redução das oscilações emocionais e da ansiedade.

Nenhum comentário: