terça-feira, 26 de agosto de 2008

MANTENHA O CÉREBRO EM FORMA!


Quem exercita a mente tem facilidade para encontrar soluções inovadoras e criativas para qualquer problema.

Criada em 2005 pelo engenheiro Antonio Carlos Guarini Perpétuo, a metodologia se utiliza do ábaco - instrumento milenar chinês feito de madeira e bolinhas que deslizam, permitindo a contagem por intermédio de fileiras que representam unidades, dezenas e centenas - e de outros exercícios de lógica e relacionamento pessoal para agregar mais competências a qualquer profissional.

"À medida em que você trabalha as operações matemáticas e o cálculo mental você realmente desenvolve concentração, foco, velocidade de raciocínio. Assim, estamos desenvolvendo uma pessoa que sabe resolver problemas de forma inovadora e criativa", afirma Perpétuo, que notou primeiramente os benefícios da prática por causa do filho de 9 anos, que tinha problemas na escola por causa da falta de concentração.

"Com a velocidade da informação de hoje, os profissionais são colocados diante de situações que eles nunca viram, diante de assuntos que eles nunca tiveram contato, e eles são obrigados a raciocinar, opinar e dar soluções rapidamente", observa.

Em geral, os alunos freqüentam essa escola uma vez por semana, durante duas horas. Na primeira parte, praticam quatro operações básicas com o ábaco e cálculos mentais. Na segunda, "brincam" com jogos e o módulo específico chamado "Abrindo os Horizontes", criado por Perpétuo para ampliar a percepção.

A partir do segundo mês de curso, há também dinâmicas de grupo, para desenvolver o lado pessoal. Os módulos também podem ser feitos in company. Democrática, a aula é para todos, sem distinção de idade ou nível intelectual.

"O que a gente percebe é que em torno de 40 horas de treinamento o profissional já sente diferença no dia-a-dia dele, no trabalho dele. E o mais interessante é que o curso é indicado tanto para o chão de fábrica quanto para o nível gerencial, porque aumentando foco e até mesmo habilidade motora, a gente aumenta produtividade e ainda reduz acidentes de trabalho."

É cientificamente comprovado. "Fazer palavras cruzadas pode ajudar no desenvolvimento da inteligência. Quando alguém busca aquela única resposta que cabe em uma palavra cruzada, está treinando, exercitando uma das cinco grandes operações que compõem a inteligência, que é a produção convergente, a busca de relações. Buscar relações é o segredo da vida", enfatiza o professor Luiz Machado, chefe do Programa Especial de Desenvolvimento da Inteligência e da Criatividade, da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Fonte: Catho online, 26/08/2008

Nenhum comentário: