quarta-feira, 13 de agosto de 2008

SIM, MUSCULAÇÃO PARA EMAGRECER!


Musculação é o tipo de atividade mais eficiente na mudança favorável da composição corporal, resultando em um aumento de massa muscular, aumento da densidade óssea e redução da gordura.
Diferente dos exercícios aeróbicos, a musculação tem seu efeito sobre a redução da gordura corporal, principalmente no período pós-exercício e não durante a realização da atividade.

Para provocar uma mobilização (ou utilização) ótima do tecido adiposo (gordura) durante o exercício aeróbico são necessários de 60 a 80 minutos de atividade contínua. E se você só tiver 1 hora para treinar???

Além disso, a atividade aeróbia promove gasto calórico "agudo", ou seja, você gasta determinadas calorias fazendo a atividade, porém a musculação além de aumentar o gasto calórico diário (como os exercícios aeróbicos) também possui ação sobre o metabolismo basal, forçando o organismo a gastar mais calorias mesmo após o término da atividade.

A taxa metabólica basal representa a quantidade de calorias que o seu corpo gasta para manter suas funções vitais (respiração, funcionamento dos órgãos, reparação tecidual, processos metabólicos, etc). Quanto mais massa muscular você tiver, maior será a sua taxa metabólica basal.

Atente para isso: ter massa muscular não significa ser uma pessoa musculosa ou com muito volume muscular. Você pode eliminar gorduras localizadas, tonificar a musculatura e aumentar o percentual de massa magra ao mesmo tempo que perde gordura. Pode ser que não haja grandes alterações de peso na balança, porque a massa magra é mais "pesada" (mais densa) mas tenha certeza que suas medidas diminuirão, pois exatamente por ser mais densa, ocupa menos volume. Então, seu corpo ficará enrijecido e tonificado.
Algumas pesquisas mostram melhores resultados sobre a redução de gordura corporal em longo prazo com musculação, pois esse processo de aumento de massa magra para aumento da taxa metabólica basal e consequentemente oxidação da gordura exige determinado tempo de esforço.

Mas os resultados são altemente compensadores! Imagine que, com o treinamento frequente de musculação, além de tantos outros benefícios, daqui a um certo tempo, seu corpo estará muito mais bonito e ao invés de gastar 1800 calorias por dia, por exemplo, gastará 2100! E esse é um processo contínuo, sua taxa metabólica basal pode esta sempre aumentando de acordo com o treinamento.

Então esqueça aquela idéia de que terá que fazer dieta e se sacrificar para comer apenas 1500 calorias por dia pelo resto da vida.

Os fatores que levam a musculação a agir na redução de gordura corporal são:

1- Porque aumenta a massa muscular, elevando o metabolismo basal e fazendo o corpo gastar mais calorias.
2- Porque aumenta os hormônios (testosterona e hormônio do crescimento) que oxidam a gordura e a deixam disponível para ser utilizada.
3- Porque pode gastar muitas calorias principalmente se for realizada com alta intensidade ou sob forma de circuito.
4- Porque quando realizada com alta intensidade pode elevar o metabolismo durante horas após o exercício.
5- Porque pode elevar a concentração de catecolaminas (adrenalina) e agir sobre o sistema simpático-adrenérgico, estimulando a quebra e utilização de gordura.

Procure um especialista em musculação (profissional formado e capacitado, que possui anos de experiência profissional e já praticou ou ainda pratica esta modalidade) para montar seu novo programa de exercício físico. Este programa será com certeza diferente do que normalmente é realizado e terá maior eficiência em um menor período de tempo, e também irá trabalhar outros objetivos como definição muscular e enrijecimento.
Só para concluir, é muito importante lembrar que quanto mais recursos você utilizar de forma adequada, melhor o resultado.

Ou seja, se você combinar alimentação adequada + musculação + exercícios aeróbicos + atitude mental positiva, maior será sua redução de gordura corporal.
Que a FORÇA esteja com vocês!!!

Um comentário:

SOL disse...

muito animador o texto Marcela!!