terça-feira, 19 de agosto de 2008

NOVO CONCEITO DE FITNESS MUDA A MALHAÇÃO

Artigo do Portal da EF: 17/08/2008
"Da década de 80 aos dias atuais, definição muscular virou uma regra.
Quando o conceito de fitness ganhou força no mundo, na década de 80, ter um bom físico significava ter um bom condicionamento aeróbico. Foi a era do estrelato de malhadores famosos como Jane Fonda, que ficaram ricos com vídeos e outros produtos ligados à ginástica. Mas hoje, segundo reportagem do site da revista VEJA, os objetivos mudaram: os músculos definidos são a bola da vez.
Nos anos 80, para cultivar os músculos era importante correr ou fazer cooper. Agora, levantar peso está com tudo. Homens que queriam desenvolver músculos faziam poucos exercícios com muitas repetições. "Hoje sabemos que esse tipo de treino pode causar lesões ortopédicas. A nova orientação são programas com poucas repetições e muita carga. Por isso, há trinta anos não se via ninguém com caneleiras de mais de 3 quilos, ao passo que agora é absolutamente normal ver mulheres com 15 quilos em cada perna", comenta Netto, exagerando só um pouquinho o conceito de normalidade.
Além de mais pesada, a musculação ficou mais específica. A sala triplicou de tamanho para abrigar máquinas como as cadeiras adutora e abdutora, destinadas a desenvolver os músculos interno e externo da coxa; o peck deck, que expande o peitoral; e o leg press, que reforça glúteos e pernas."

Considerações:
Realmente hoje o conceito é esse, mas ao meu ver, isso vai muito além da definição muscular, que é um fator estético. O trabalho com pesos tem diversos benefícios fundamentais para uma boa saúde:
- atua na manutenção ou aumento da massa muscular. Além de enrijecer e tonificar a musculatura, com o passar dos anos há uma perda natural e progressiva da massa muscular, e a musculação reverte esse processo;
- atua na densidade óssea. Principal fator de surgimento da osteoporose, a perda de massa óssea também pode ser revertida com a musculação;
- fortalece articulações. A musculação serve como suporte para outras modalidades, como a corrida por exemplo, pois fortalece os músculos e as articulações, minimizando os efeitos do impacto da atividade.

Apesar dos grandes avanços tecnológicos nos aparelhos de musculação, o trabalho com pesos livres (halteres, barras, anilhas, peso do próprio corpo), é fundamental e indispensável. Melhores resultados são vistos em programas avançados compostos por grande parte dos exercícios com pesos livres, utilizando a força da gravidade.
Portanto, não desanime se você não treina em uma academia que tenha os aparelhos de última geração. Os melhores amigos da musculação ainda são os bons e velhos "pesinhos"!

Um comentário:

Personal disse...

vc e safra goste muito blz