sábado, 13 de dezembro de 2008

PARA AS PRÓXIMAS GRAVIDINHAS!


Exercícios podem reduzir necessidade de anestesia no parto
Além de seus já bem conhecidos benefícios, os exercícios na gravidez podem ajudar as mulheres a reduzir a necessidade de anestesia durante o parto, segundo descobriu um pequeno estudo.

Os pesquisadores acompanharam 34 mulheres grávidas em exercícios aeróbicos aquáticos três vezes por semana, 50 minutos por sessão, e 37 de um grupo de controle sedentário selecionado por idade, peso, educação, partos anteriores e massa corporal antes da gravidez.

As mulheres em ambos os grupos eram saudáveis e em boas condições físicas, e seu condicionamento, medido pelo consumo de oxigênio e batimento cardíaco, foi melhor em ambos os grupos no segundo trimestre, retornando aos níveis anteriores à gravidez no terceiro.


estudo aparece na edição de 21 de novembro da Reproductive Health.
Não houve diferença entre os dois grupos quanto ao esforço no nascimento, tipo de parto ou saúde do recém-nascido, e o programa de exercícios não mostrou qualquer efeito na capacidade cardiovascular das mulheres.

Mas apenas 27% das que se exercitaram, comparado a 65% do grupo de controle, pediram medicamento para dor durante o trabalho de parto.

"Esse estudo aponta para uma pequena vantagem quanto à necessidade de anestesia epidural", disse a líder da pesquisa, Rosa I. Pereira, da Unicamp, Brasil. "Mulheres saudáveis com gravidez de baixo risco devem praticar exercícios físicos moderados e regulares durante a gravidez".

08/12/2008 - Portal Terra

Nenhum comentário: