sexta-feira, 30 de julho de 2010

CIRCUITO: EFICIÊNCIA DE RESULTADOS EM TEMPO REDUZIDO

Treinamento em circuito divide atividades de musculação e exercícios aeróbicos em sequência alternada, aumentando a eficiência de resultados em tempo reduzido

Alternar exercícios de musculação com atividades aeróbicas ajuda a potencializar os efeitos do treino, além de deixá-lo mais dinâmico e atrativo. A fórmula é simples e pode ser obtida com o treinamento em circuito.
O treino demanda pouco tempo e deve ser feito em uma sequência de exercícios dividido em estações, sendo que cada estação deve propor atividades de trabalho muscular ou aeróbicos, com uma série de repetições e carga de acordo com o objetivo de cada praticante.
Cada atividade deve ser executada alternadamente, de maneira que, entre cada atividade de musculação, seja realizada uma atividade aeróbica, em um ritmo mais intenso e sem intervalo de descanso entre uma estação e outra.
Os circuitos são, geralmente, divididos em 16 ou 18 estações. Sendo que, em cada estação, pode ser trabalhado de um a até quatro grupos musculares de uma vez.
Ao realizar cada exercício de forma rápida, alternando com atividades aeróbicas e sem intervalo de descanso, a frequência cardíaca será mantida em um ritmo mais elevado, o que resulta em um alto gasto calórico. Assim, 30 minutos de um treino em circuito poderá ser equivalente a uma hora e meia de exercícios feitos em um treino convencional.
Os exercícios feitos em sequência alternada e sem intervalos ajudam não só no emagrecimento, mas no ganho de massa muscular, definição do corpo e na melhora do condicionamento físico.

Fonte: Portal da EF

Nenhum comentário: