domingo, 20 de julho de 2008

ATIVIDADE FÍSICA É SAÚDE


"Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclui maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida. Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês mas durante toda a vida.
Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:
* As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
* Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
* O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
* A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.
* A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.
Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade."

2 comentários:

Unknown disse...

Pessoas com osteoporose podem fazer qualquer tipo de exercício?

Marcela Buchalla disse...

Para aumento da densidade óssea, os exercícios com impacto e atividades de resistência e força muscular são os que mais promovem resultados. Porém, dependendo do estágio da osteoporose, é importante tomar cuidado na escolha das atividades, evitando assim agravamento do quadro. A melhor opção são os exercícios resistidos (musculação), sempre com acompanhamento especializado. Em certos casos, cuidado com grandes impactos (corrida, saltos, etc).