domingo, 20 de julho de 2008

PARA GOSTAR DE MALHAR


A procura por melhor qualidade de vida e a conscientização sobre os benefícios da atividade física vêm aumentando muito nos últimos anos. Já é de conhecimento de todos que, para ter saúde, fazer exercícios físicos é fundamental. Além disso, está em "alta" a preocupação (muitas vezes até excessiva) com a estética, e a busca por corpos sarados torna-se o motivo principal da prática de academia e esportes entre os jovens.

Porém, nem todo mundo está acostumado à disciplina que a atividade física exige. Segundo recomendações da ACMS, a frequência deve ser de 3 a 5x por semana, no mínimo 30 minutos por sessão.

Muitas pessoas iniciam alguma atividade e passado algum tempo desanimam, seja por falta de tempo, preguiça, falta de dinheiro, etc. Motivos para parar não faltam! Quem já não desistiu de ir à academia para terminar aquele trabalho atrasado, ir ao shopping, ou simplesmente ficar em casa assistindo televisão?

O fato é que a grande maioria sabe: é preciso ser ativo.

Para aqueles que precisam de um "empurrãozinho" para continuar sua atividade física regular, ou até mesmo começar alguma modalidade, lá vai:


* Escolha atividades que você gosta de fazer. É preciso ter prazer e estar feliz com a atividade para ter vontade de continuar e, principalmente, alcançar os resultados.

* Estabeleça dias e horários. A rotina é importante para criar disciplina.

* Sinta os benefícios no dia-a-dia. Você já reparou como respira melhor, dorme melhor, tem mais cuidados com a alimentação quando está praticando exercícios físicos?

* Faça amizades. Fica muito mais divertido e você sempre terá um incentivo.

* O ideal é que haja acompanhamento de um profissional qualificado. Dessa forma, você se sentirá mais seguro em relação ao que está fazendo, terá mais motivação, além de ter uma programação adequada para atingir seus resultados.

* Escolha um lugar adequado (equipado, ventilado, ambiente saudável) e perto de sua casa ou trabalho.

* Perceba pequenas mudanças (fôlego ao subir escadas, a calça um pouquinho mais folgada na cintura, seu humor e sua disposição no trabalho). São as pequenas mudanças que nos levam às grandes.

* Leia mais sobre atividade física e hábitos saudáveis. Manter-se atualizado vai te inecentivar.

* Plante a semente. Engaje sua família, compartilhe esse momento de bem-estar com pessoas próximas. Benefícios em dobro.


Boa sorte e MAIS WELLNESS para você!!!



2 comentários:

Unknown disse...

Dançar substitui outras atividades físicas e promove bom condicionamento?

Marcela Buchalla disse...

A dança é uma atividade física de característica aeróbia. Ela ajuda no condicionamento físico e no gasto calórico, além de ser excelente para sociablização e entretenimento. Porém, não substitui atividades resistidas (com sobrecarga como por exemplo a musculação), igualmente importantes.