quarta-feira, 30 de julho de 2008

FRUTAS E LEGUMES PODEM PREVENIR DOENÇAS ESTOMACAIS




Consumo regular de frutas e legumes pode prevenir doenças estomacais
Os dados são do MBPress - Nutrição de 12/05/2008:

Comer diariamente frutas e legumes como espinafre, beterraba e alface, pode prevenir o estômago de doenças como úlcera e gastrite. A afirmação é de um grupo de cientista da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Segundo eles, esses alimentos são ricos em nitratos, que quando em contato com bactérias presentes na boca se transformam em nitritos, sendo modificados mais uma vez para óxidos nítricos, ao se encontrarem com o suco gástrico.

Esses óxidos ativam e estimulam uma série de compostos que protegem a membrana mucosa do estômago. Os pesquisadores também alertaram para o uso de produtos de higiene bucal, como os enxaguantes, que matam as bactérias presentes na cavidade oral, impossibilitando essa conversão dos nitritos, que ajudam o estômago.


Lembre-se da importância em se fazer uma alimentação balanceada, equilibrando as porções de carboidratos (de 55 a 60%), proteínas (25 a 30%) e gorduras (10 a 15%).
As frutas e legumes conferem à dieta vitaminas e sais minerais, indispensáveis à saúde do nosso organismo.

Um comentário:

SOL disse...

alem de serem TUDO pra quem nao quer engordar né? temos que celebrar que aqui no Brasil os preços das frutas sao acessíveis :)

otimo texto!