terça-feira, 3 de agosto de 2010

DEVEMOS TREINAR QUANDO ESTAMOS DOENTES?

O famoso “na saúde e na doença”, tão repetido por milhares de pessoas diante do altar, também tem sua versão nas academias. Fiéis, alguns amantes da malhação não abrem mão de praticar atividades físicas todos os dias – mesmo que isso signifique ter de se exercitar doentes ou indispostos.

Ficar em casa repousando ou encarar a academia? Segundo o médico especialista em medicina esportiva Marcus Montenegro, o treino está liberado apenas para pessoas resfriadas. Entretanto, cuidados como diminuir a intensidade e a duração dos exercícios e não esquecer de ingerir bastante líquido antes, durante e depois das atividades são indispensáveis para que o quadro não piore. Mas se o que ela tem é gripe, o conselho é não arriscar.

– O ideal é não malhar, mas descansar e procurar um médico – aconselha Montenegro.

A primeira providência antes de tomar a decisão é entender a diferença entre resfriado e gripe: no resfriado, os sintomas são coriza nos primeiros dias, obstrução do nariz, garganta inflamada, voz anasalada, dor de cabeça e dores pelo corpo. O vírus da gripe é mais agressivo, infectando nariz, seios nasais, garganta e pulmões e causando febre, dor de cabeça e muscular, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca.

O professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício Sebastião Chaves de Oliveira explica que o organismo de uma pessoa doente e que pratica exercícios é como um campo de batalha, em que o corpo fica dividido entre mandar energia para dar conta do esforço físico e tentar se curar do vírus.

– Se você faz a atividade física, dependendo da intensidade, vai ter um gasto energético deslocado – diz.

A recomendação, segundo o professor, é praticar caminhadas leves, descansar e cuidar da alimentação até estar completamente curado. Na volta aos aparelhos, a rotina deve ser readaptada.

– A pessoa perderá um pouco de força, de massa muscular e de músculos com a doença. Então, ela não poderá voltar a treinar com a mesma intensidade de antes – explica.

Cuidados básicos

> A intensidade dos exercícios deve ser mais leve que a de costume. Caso os sintomas piorem, os treinos devem ser suspensos até que você se sinta completamente curado.

> Nunca pratique atividades físicas de alta intensidade.

> Se estiver com sintomas de resfriado, opte por exercícios em ritmo moderado. No caso de gripe, o melhor é descansar em casa.

> Troque as atividades aeróbicas, como bicicleta e esteira ergométricas, pela musculação, que desidrata menos o corpo.

> Agasalhe-se para evitar o frio até a academia e não fique próximo aos ventiladores.

> Procure não permanecer tão perto das outras pessoas, para diminuir o risco de contágio nos três primeiros dias.



Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: