terça-feira, 3 de agosto de 2010

MANTENDO A MENTE SÃ

Um dos primeiros sintomas sentidos pelo corpo quando a terceira idade chega é a perda de memória, mas algumas pessoas parecem ser capazes de continuar com a mente sã após um longo tempo de vida.

Uma nova pesquisa, divulgada nesta semana pelo site científico Live Science, listou uma série de fatores que podem contribuir para manter a cabeça saudável por muitos e muitos anos. Entre os principais benefícios estão os exercícios, educação, não fumar e se relacionar socialmente.

Enquanto algumas pesquisas se esforçam em investigar se a genética tem papel influente nos indivíduos com demência, o novo estudo preferiu descobrir maneiras de as pessoas manterem o cérebro saudável e a memória afiada. Para isso, a pesquisadora Alexandra Fiocco, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, submeteu 2,5 mil pessoas, com idades entre 70 e 79 anos, a testes de habilidades cognitivas durante oito anos. A investigação registrou que mais da metade dos idosos tiveram declínios normais nas atividades mentais, enquanto 16% sofreram um declínio considerável durante o andamento dos testes. Mas 30% dos participantes não mostraram qualquer diferença nas capacidades cognitivas e muitos até melhoraram durante as avaliações. A partir disso, os pesquisadores buscaram as razões que teriam impulsionado essas diferenças.

Exercícios
Segundo o estudo, quem fez exercícios de moderados a vigorosos pelo menos uma vez por semana tem 30% mais chances de manter uma boa memória do que as outras.

Educação
Os indivíduos com um alto nível de escolaridade, conforme a pesquisa, possuem três vezes mais chances de continuar com a capacidade cognitiva apurada do que os sem educação. Quem possui até o nono grau escolar também teve cinco vezes mais chances de continuar com a mente sã.

Não fumantes
O estudo também registrou uma ligação entre o tabagismo e a função cerebral na terceira idade. Os não fumantes pode ter duas vezes mais chances de preservar a memória e a compreensão do que os fumantes.

Socialização
Por último, os pesquisadores também confirmaram que as atividades sociais também são essenciais ao desenvolvimento mental. As pessoas que se relacionaram ou viveram com alguém são 24% mais propensas a manter a função cognitiva apurada.

Conclusões
"Alguns desses fatores, como exercícios físicos e o cigarro, são comportamentos que as pessoas podem mudar", afirmou Alexandra Fiocco.

De acordo com a especialista, "descobrir os fatores associados à manutenção cognitiva podem ser úteis para as estratégias de prevenção que buscam combater ou impedir a demência". Os resultados da investigação, financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, foram publicados na edição de junho da revista científica Neurology.

Fonte: Portal da Educação Física

Nenhum comentário: