segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EXERCÍCIOS SÃO MAIS BENÉFICOS ÀS MULHERES

Caminhadas, corridas, natação, tênis, musculação, pilates, yoga ou hidroginástica: não importa qual atividade física a mulher escolha, todas valem a pena.

E mais: um recente estudo mostrou que os exercícios podem ter um impacto mais positivo nas mulheres do que nos homens. Eles têm, por exemplo, a capacidade de diminuir mais o nível de LDL, o chamado colesterol “ruim”, entre elas — em relação ao resultado obtido pelos homens. Se os resultados são melhores, por outro lado, dar o primeiro passo ou mesmo continuar no caminho para uma vida saudável é mais difícil para elas. O segredo, de acordo com os cientistas, é esquecer quantas calorias se vai perder e pensar mais na saúde e no bem-estar que o esforço físico pode trazer.
Durante nove anos, uma equipe da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, fez um estudo com 9 mil voluntários, completamente sedentários e de meia idade, de 45 a 64 anos. O resultado foi surpreendente. As mulheres conseguiram abaixar consideravelmente os níveis de colesterol LDL, e melhoraram o quadro geral da saúde. Para os homens, contudo, a atividade física não fez diferença nos exames periódicos. “O nosso objetivo não era entender a questão biológica, mas acreditamos que as mulheres tiveram um resultado melhor do que os homens por causa de uma questão hormonal”, disse ao Correio Keri Monda, uma das coordenadoras do programa de pós-graduação do Departamento de Epidemiologia da universidade.

Dificuldades
A lição é antiga: atividade física faz bem para a saúde física e mental. Segundo Michelle Segar, pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Mulheres e Gênero da Universidade de Michigan e fundadora do site Essential Steps, para mulheres, contudo, é mais difícil começar e fazer exercícios físicos durante toda a vida do que para os homens.
As mulheres têm dificuldade de priorizar o seu próprio bem-estar, porque estão sempre cuidando dos outros, e a falta de motivação é por causa do jeito que as mulheres enxergam a atividade física — como apenas uma forma de perder peso, e não para se sentir bem.
Para começar, é preciso mudar de atitude e pensamento. Se a motivação para caminhar, correr, nadar ou ir para uma academia for apenas perder peso, as chances de desistir são maiores. Segundo a psicóloga, as mulheres estão culturalmente acostumadas a pensar apenas nos aspectos negativos do exercício. O estigma de que é preciso sofrer para ter algum resultado, ou de que a malhação só funciona depois de muita dor, não ajuda ninguém a gostar do exercício físico.

Prazer
A primeira dica para mudar é esquecer o sofrimento e procurar uma atividade física prazerosa.
Para as mulheres com mais de 30 anos, a atividade física é essencial, segundo a pesquisadora norte-americana. Quanto antes a mulher mudar de atitude em relação ao exercício, melhor, mas nunca é tarde para começar. “Depois dos 25 anos, é importante levar seu corpo a sério, porque, caso contrário, a perda de funcionabilidade e fraturas são possibilidades reais no futuro”, indica Michelle.

Fonte: Correio Brasiliense.

Nenhum comentário: